5  6
4  5
3  1
2  
1  
BikerOfTheWeek.jpg
Author: Karl Reiter Rate this Case Study:
please log in to rate
Contact: Karl Reiter
Views:2188 Posted:August 2007
User rating: Last update:June 2011
Languages:EN | ES | PT

Home > Case Studies > Search > Case Study Search > Search Results >

Campanha “O Ciclista da Semana” em Graz/ Austria

Geralmente, a terceira viagem realizada, através do carro, em Graz é menor de três quilômetros. Esta distância muito frecuentemente pode ser realizada andando de bicicleta. Nestas cidades, en diversas oportunidades, o uso de bicicleta é popular entre os ciclistas, enquanto que no resto dos usuários de outras modalidades as vantagens do uso das bicicletas são desconhecidas, tanto para eles como para o meio ambiente. Neste sentido, estes benefícios devem ser apresentados com mais frequência. Este tipo de consciência pública é necessária, não só para os cidadãos mas também para os tomadores de decissões e os difusores das campanhas (por exemplo os meios de comunicação).

Descrição do Problema

A campanha “O Ciclista da Semana” foi organizada numa parceria com o Jornal da Província de Styria. Foram publicados artígos de jornal durante seis semanas do verão sobre diversos temas: sobre la competitividade ressaltando aspectos positivos, o ciclismo na cidade de Graz; os planos de tráfego; os políticos usando bicicletas, aumentando a qualidade dos ciclistas; benchmarking; vantagens de usar bicicleta para a saúde, para as condições físicas: forma flexibilidade e resistência; as melhores práticas na Europa e um relatório que apresente uma visão das medidas sobre o futuro no uso das bicicletas.


Implementação da campanha / medidas

Semanalmente um número de ciclistas era fotografado para o jornal, onde eram expostas as razões pelas que usavam bicicleta. Todos os leitores do jornal poderiam contatar, via telefônica o pelo e-mail, e votar visando selecionar algum dos que foram indicados aleatoriamente, para se tornar o “ciclista da semana”. Ambos, votantes e ciclistas selecionados, optariam para concorrer a um prêmio. Ao final da atividade, mais de 500 pessoas participaram desta experiência.
O editor do jornal recebeu cartas dos leitores com um retorno positivo desta iniciativa. A atividade culminou com a realização de um evento de premiação na principal praça da cidade de Graz

A força que está por trás desta ação é o Centro Austríaco de Pesquisas da Mobilidade (Austrian Mobility Research FGM-AMOR), que foi escolhido para realizar esta ação, e que convenceu ao maior jornal de Graz para fazer possível esta iniciativa.
Os beneficiados são os próprios cidadãos.

Resultados

Mais de 500 pessoas participaram desta ação. Os ciclistas premiados receberam seus prêmios e certificados. Os votantes premiados também receberam suas gratificações.
Dentro do período de seis semanas, um artigo vinculado ao ciclismo (planos, vantagens, impactos, etc.) foi publicado semanalmente.
Adicionalmente ao anterior, os argumentos dos ciclistas que defendem o uso da bicicleta, também foi publicado no jornal. Normalmente, e somente, o espaço dedicado ao tráfego de carros ganhou um espaço maior no jornal. O que resultou especialmente positivo foi o fato de ser possível combinar a informação dos fatos vinculados ao uso das bicicletas com os aspectos emocionais da sociedade.

Related Case Studies



This Case Study is part of the European urban mobility and transport best practice collection from Eltis - www.eltis.org.